BOMBOLOM.COM

(databases) Theory: 1 - Database e Database Management System (DBMS)

Este é um post de José Lopes.

Este post inicia uma série acerca de bases de dados. Numa primeira parte vou abordar um pouco a teoria deixando para uma fase posterior outros assuntos como o SQL e dicas práticas.

Esta parte teórica compreende o que é uma base de dados e um sistema de gestão de base de dados (DBMS), ponto que é discutido neste post, o que é uma base de dados relaccional, alguma terminologia a reter e por fim a descrição do processo de design de uma base de dados.

O objectivo deste conjunto de posts não é descrever na exaustão assuntos que facilmente podem ser encontrados na web, mas sim estruturar alguns conceitos que por vezes nos escapam no dia a dia e que acabam por ser determinantes para o sucesso de um projecto.

Vamos então começar por discutir o que é uma base de dados. Para quem trabalhe com base de dados, num nível acima de utilizador, está concerteza consciente de que uma base de dados por si só não é nada de mágico e não faz nada sozinha.

Uma base de dados não é mais do que uma colecção estruturada de registos ou dados.

Quando falamos em computadores e base de dados surge o DBMS. O computador vai fazer uso de software para modelar a estrutura da base de dados, seguindo um modelo de base de dados matemático como por exemplo o relaccional, organizando deste modo a estocagem de dados.

Assim, um DBMS é o software utilizado para organizar e manter a base de dados, sendo categorizado de acordo com o modelo da base de dados que suporta (o seu nome vem associado ao modelo que utiliza, por exemplo se usa um modelo relaccional será um Relational Database Management System - RDBMS).

Num esquema simples temos:

O DBMS não requere qualquer programação, ou seja, não necessita que lhe seja definido o que fazer, possuindo todos os requesitos necessários à gestão da base de dados.

Não confundir esta programação com as operações que se podem fazer com uma base de dados a nível de inquéritos (queries), utilizando uma linguagem própria como o SQL, ou o trabalho para criar a estrutura da base de dados.

O DBMS é parte integrante de qualquer produto base de dados como por exemplo: Oracle, MySQL, PostgreSQL, SQLite, etc.

14.05.2008 | Ler mais | Comentários | Tags ,

Voltar à Página principal | Made with PyBlosxom